Sendo a primeira empresa, em 2003, a Royal Grass® originalmente desenvolveu e lançou grama sintética para ser usada em jardins, parques públicos, terraços e outras aplicações paisagistas com o objetivo de torná-la o mais indistinguível possível da grama natural.
A alta qualidade da Royal Grass® baseia-se nos desenvolvimentos da tecnologia de fibras que foram utilizados pela primeira vez na terceira geração de campos esportivos de grama sintética:
- Matérias-primas de alta qualidade, especialmente selecionadas, já comprovadas em aplicações práticas.
- Estabilidade UV e estabilidade de cor, para a grama não descolorir.
- Segurança: sem metais pesados, tal como chumbo ou zinco, nem outras substâncias nas matérias-primas, o que poderia colocar em risco os utilizadores.
- Suavidade: fibras em que até os futebolistas profissionais poderiam fazer, com segurança, roubos de bola deslizando.
Em 2005 a Landscape Solutions desenvolveu a fibra em forma de V (V-shape), em estreita colaboração com o departamento de I&D na Ten Cate. A fibra V-shape mantém as folhas de grama na posição vertical durante um longo período de tempo, tornando a grama sintética Royal Grass® mais adequada para uso intensivo do que a grama artificial que não incorpora esta tecnologia. A forma desta fibra é copiada da grama natural, a fonte de inspiração para a Landscape Solutions.
A Royal Grass® é desenvolvida e produzida na Holanda. Todas as fibras V-shape são produzidas na Ten Cate e a produção da grama sintética é feita em Genemuiden, na Holanda. A Royal Grass® tem orgulho em ter a etiqueta ‘Powered by Ten Cate’.
COMO DETERMINAR A QUALIDADE DE GRAMA SINTÉTICA?
Essa é uma pergunta difícil de responder porque há muitas características que temos de considerar. Se olharmos para os aspetos gerais da grama sintética acreditamos que os fornecedores da Europa do Norte têm um bom padrão de qualidade. A principal razão para que você escolha grama sintética é ter os benefícios de uma baixa manutenção, e um lindo gramado.
A cor, espessura e altura dos produtos podem variar por produto e fabricante, e é você que determina qual delas prefere.
Se falarmos de qualidade você tem que considerar que os produtos de grama sintética têm uma coisa em comum, eles vão ficar amassados após um período de utilização. A forma da fibra é muito importante no ‘comportamento ao desgaste’.
A fibra plana vai ter um toque maravilhosamente suave e um aspeto lindo quando é nova, mas você vai ficar desapontado após algum tempo, quando a “sensação de grama” desaparecer e for substituída pelo achatamento do seu gramado. A Royal Grass® tem uma fibra V-shape única e patenteada. Isto ajuda a manter a fibra na posição vertical por mais tempo e permite que cada folha imite grama verdadeira com eficácia. Além dessa vantagem você também vai adorar sua aparência e toque.
FIBRILADAS OU MONOFILAMENTO
Existem dois tipos de fibra de grama sintética: fibriladas ou monofilamento. Quando se produz fibras fibriladas, o plástico é pressionado através de uma cabeça de extrusão como uma película fina (semelhante ao videotape). Pequenos entalhes são então criados nessa película. Quando a película é afastada, forma-se uma estrutura em forma de favo de mel. A extensa película vai girando até que se forma uma fibra forte e arredondada. A desvantagem das fibras fibriladas é que elas não parecem naturais. Ao longo do tempo, os entalhes dividem-se ainda mais e o produto ganha uma aparência mais natural. Este tipo de fibra é, frequentemente, menos caro e, portanto, utilizado extensivamente para locais esportivos ou parques públicos.
A grama sintética Royal Grass® é feita de fibras de monofilamento que são pressionadas através da cabeça de extrusão como fibras prontas a usar (semelhantes a spaghetti). Múltiplas fibras são então combinadas e enroladas para produzir um conjunto formado pela pilha de grama. Fibras de monofilamento têm geralmente uma aparência mais natural. O nível de flexibilidade, suavidade e resistência ao desgaste depende das proporções (dTex), forma (V-shape e MiNT) e as matérias-primas utilizadas.
Informações para ser contatado
O QUE É DTEX?
DTex representa a proporção comprimento/massa e é medido como o peso da fibra por 10.000 metros de comprimento. Um dTex de, por exemplo, 10.000 significa que uma fibra com um comprimento de 10.000 metros pesa 1 quilo. A espessura das fibras também é importante: quanto mais espessa é uma fibra, mais tempo vai permanecer na posição vertical. Com a grama sintética Royal Grass®, a V-shape fortalece o efeito da espessura da fibra para ajudar a manter as folhas de grama na posição vertical.
O peso total das fibras por metro quadrado em relação à sua altura, também dá uma indicação da qualidade do produto. Assim como acontece com o tapete, quanto mais denso for o tecido, mais durável – ou resistente ao desgaste – a grama será. NB: isto pode ter um impacto negativo sobre a função ornamental/decorativa ou semelhança com a grama natural. A razão para isso é que os tecidos densos da grama artificial não fazem, automaticamente, com que pareça mais semelhante à grama natural! Uma orientação para a proporção entre o peso de uma fibra natural por metro quadrado e o comprimento de uma fibra para os tipos de grama artificial com uma zona de raiz é um peso mínimo de 45 a 60 gramas por milímetro do comprimento da fibra.
O SUPORTE DA GRAMA SINTÉTICA
O suporte é constituído por tecido, geralmente feito de polipropileno. Este material pode ser reforçado com fios de trama ou adicionando camadas extra. A Royal Grass® geralmente usa um suporte duplo para que as fibras fiquem ainda mais estáveis. Um bom suporte é importante para a estabilidade do gramado. O suporte deve ser resistente a diversas condições climáticas, incluindo chuva, calor e geada. Se for utilizado o suporte adequado, os gramados sintéticos irão durar mais tempo.
Para proteger as fibras de grama sintética no suporte, é distribuído um produto líquido na parte de trás Esse líquido difere por fabricante mas, geralmente, é feito de látex. O látex é um produto ambientalmente seguro, tanto em termos do método de produção como de utilização. Nós nunca trabalhamos com um produto de poliuretano (PU). PU é um produto químico que envolve mais riscos de segurança durante a produção.